quarta-feira, 23 de março de 2011

COMBATA A TOSSE COM TOMILHO

 O tomilho é um expectorante natural. Por isso, prepare uma panela de chá de tomilho para combater a tosse persistente. Faça uma infusão com 2 colheres de sopa de folhas secas de tomilho em 6 xícaras de água quente durante 10 minutos. Coe o líquido em 1 xícara de chá, adoce com mel, se desejar, e beba 1 xícara cheia duas a três vezes por dia. 


O tomilho é um pequeno arbusto, rígido, bem verde e cheio de peqeunas e aromáticas folhas, usada pelos índios até a bacia mediterrânea. Cresce em campos selvagens no calor e em solor áridos e inclinados, típicos das suas regiões nativas, onde é infinitamente mais perfumado e saboroso do que quando plantado em regiões de clima mais frio.
O sabor do tomilho selvagem tende a ser mais amadeirado e complexo.
Variedades cultivadas possuem caules mais macios e formas mais arredondadas; existem centenas delas, cada uma com um aroma sutilmente diferente. As variedades misturam-se facilmente.                         
Partes usadas:
Folhas e galhos; flores para preparar sachês com combinações com outras ervas.
Como comprar e armazenar:
Existem diversas variedades de tomilho sendo vendidas nos mercados e feiras, mas certifique-se de que elas exalem um bom aroma quando esfregar os dedos nas folhas ou ramos. O tomilho comum e o tomilho limão (D-E-L-I-C-I-O-S-O, descobri outro dia desses) são normalmente os mais fáceis de se encontrar.
As folhas frescas se mantém por cerca de uma semana quando guardadas já lavadas em um pote fechado forrado com papel toalha na geladeira (não precisa ser na parte mais fria da geladeira)
O tomilho desidratado se mantém perfumado por cerca de 3 a 4 meses. Guarde em local seco e arejado.
Fontes:



4 comentários:

  1. Olha super dica!!!
    Não conhecia acredita ?!
    Obrigado por tanta informação!

    ResponderExcluir
  2. Oie...faz tempo que aqui não venho, meu Deus como ando em falta com minhas amigas. Mas não esqueço não. é que ando com sérios problemas com meus filhos homens e suas esposas queridas salve-salve.
    E minha cabeça não anda lá essas coisas e meu coração então...tem hora que deseja sumir da face da terra. Mas tudo bem eu vou em frente e tenho todas vocês que tanto carinho me dão. Desculpas viu minha linda.
    sua dica veio bem de encontro, mamãe tá com uma tosse danada vou ensinar para ela.
    Beijos e meus agora matei minha saudades!

    ResponderExcluir
  3. Puxa, que legal!Bom saber disso! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  4. oie, kekel...
    muito bom saber disso...já conhecia o tomilho mas ainda não tinha visto esse feito maravilhoso que ele nos dá...
    se cuida bjks gi

    ResponderExcluir